Sua Majestade, O Bardo

Minha foto
Valença, Bahia, Brazil
Escritor, autor do livro "Estrelas no Lago" (Salvador: Cia Valença Editorial, 2004) e coautor de "4 Ases e 1 Coringa" (Valença: Prisma, 2014). Graduado em Letras/Inglês pela UNEB Falando de mim em outra forma: "Aspetti, signorina, le diro con due parole chi son, Chi son, e che faccio, come vivo, vuole? Chi son? chi son? son un poeta. Che cosa faccio? scrivo. e come vivo? vivo."

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Noticias do Reino de Jambom - um sarau particular




No reino de Jambom, o escritor R Vidal terminava se ajeitar a gravata. Ele ia para um sarau no Kafé Kafka. Em Jambom, este tipo de evento é uma instituição nacional milenar muito prezada por todos e por isso nosso escritor não iria deixar de prestigiar.

Chegou lá a noite. Penumbra. Algumas velas no palco davam o clima de como seria a noite. Lá, R Vidal encontrou-se com artistas plásticos, cineastas, o povo do teatro, políticos de todas as ideologias, ativistas de todas as causas, músicos de todos o naipes, outros escritores, estudantes, professores universitários, garis, freaks, boêmios e imortais de todas as gerações. R Vidal ouviu e declamou poemas. Bebeu um pouco de Cognac e jogou muita conversa fora com desconhecidos. Estava no seu meio e parecia que nada de excepcional aconteceria. mas aconteceu!

Em meio a tantas pessoas, nosso escritor vislumbrou um jovem tímida, com uma trancinhas no cabelo. Parecia um pouco tímida mas seu par de poculos devorava os poemas e as perfomances que ocorria. Seu sorriso melífulo escondia um quê de sensualidade inocente que não poderia passar desapercebido naquele ambiente.

Foi por isso que R Vidal desbravou uma floresta de abraços e saudações até chegar àquela jovem estudante. Vencida e transposta a barreira, R Vidal observou que um pequeno volume de Nietzsche se aninhara no colo dela. Seria a desculpa para se apresentar:

- Olá! Mais que coincidência espetacular! Você está lendo um livro e eu estou escrevendo um, lá no meu castelo! - tinha que reconhecer que a cantada não foi das melhores. Mas o que fazer, para quem estava longe do mercado?

AnaC achou impertinente a apresentação, mas foi com a cara de nosso escritor. Chamou para ficarem junto, sentados no barril de vinho rosê. Conversaram um pouco. Riram muito. suspiravam às vezes. Descobriram que ambos tinham uma amiga em comum. R Vidal gostou da voz meiga e dos olhos emoldurados pela armação em acrílico. AnaC gostou do jeito histriônico com o escritor contava suas viagens em volta da biblioteca. A mão dele era macia, porém um pouco atrevida, insistente no modo de acariciar a sua. Ela estava solteira. Ele também. A lua cheia está linda lá fora. Por que não?

Mais tarde, quando o Sol invadiu uma das torres do Castelo, ele não encontrou o quarto sozinho. Lá, deitada na cama, AnaC assisitia envolta em lençois um sarau particular de R Vidal...

...........................................

Na ficção da vida civil, as coisas não foram tão românticas assim, mas não tenho do que me queixar. Às vezes, realidade e ficção se cruzam a ponto de não se saber o que é real ou não. Deixo que o leitor descubra os fios e os meandros desta crônica.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

NOVA OCUPACAO CULTURAL - DIA 27


Caros amigos, só para lembrar - o evento "Ocupação Cultural" continua.
Sexta-feira, dia 27 de fevereiro de 2009, às 18h - artistas e apreciadores da arte irão ocupar o foyer do Centro de Cultura Olívia barradas, em Valença/BAHIA. Haverá declamação de poesia, leituras dramáticas, música ao vivo, perfomances, apresentações multimídia e muito mais.
Nesta ocupação, serão homenageados Chiquinha Gonzaga e Mário de Andrade.
Venham e compareçam. Vocês são nosso convidados!!!!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Ocupacao Cultural - flashes

OCUPAÇÃO CULTURAL Sexta-feira 13 (13/02/2009)
Público presente (foto Ricardo Lemos)

momento musical com Hélio (foto Ricardo Lemos)
Membros da AVELA prestigiando o evento (foto Ricardo lemos)
Eu declamando "Princesa Hebréia" (foto Karina Pinheiro)
Eu declamando "Cântico de Amor de um Ausente" (foto Karina Pinheiro)

Sucesso! A sensação que tive e que é compartilhada pelos demais foi que o evento foi um sucesso. Lotamos o foyer do Centro de Cultura Olívia Barradas (Valença/BA) em plena Sexta-feira 13 do mês de fevereiro. Agora é esperar o próximo, no dia 27 de fevereiro.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Ocupacao Cultural - Presencas Confirmadas


O QUE: OCUPAÇÃO CULTURAL

QUANDO: SEXTA FEIRA, 13

LOCAL: CENTRO DE CULTURA DE VALENÇA

HORARIO: 18 HORAS

Artistas confirmados até o momento: (08/02/2009)
Ricardo Vidal, Chico Nascimento, Juliano Britto, Lucas Oliveira, Marinaldo Coutinho, Otávio Mota, Adriano Pereira

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

OCUPAÇÃO CULTURAL - Centro de Cultural de Valença



Ocupação. Ocupar espaços. Ocupar o tempo. Preencher o vazio.

Ocupação. Preencher vazios... Quais vazios? Vazio de tempo. Vazio de Lugar. Vazio de Gente. Vazio de Cultura. Vazio de Beleza. Vazio de Sensações.

Ocupação cultural. Ocupar a mente com beleza. Ocupar os espaços públicos com o povo. Ocupar a vida com a arte. Ocupar sem culpas aquele lugar que é nosso de direito.

Ocupação cultural. Todas artes sem censura. Todas as falas sem medo. Todos os lugares sem barreiras. Todos os sons sem traumas. Todas as visões sem dogmas. Todos os movimentos sem divisões. Todas as imagens sem vergonha.

Ocupação cultural - só falta você e a sua turma - VENHA!!!!

OCUPAÇÃO CULTURAL - Sarau e festa lítero-artística-cênico-pictórico-musical na cidade de Valença-BAHIA

Local: Centro de Cultura Olívia Barradas - Valença (Rua Maestro Barrinha, Graça)
Data: Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
Horário: 18 horas

Presença de artistas locais e convidados, gratuita e aberta ao público.

Noticias do Reino de Jambom - A invasao


No reino de Jambom, o escritor R Vidal foi passar uma temporada fora. Fôra (sorry, Mr O[r]tto Graf von Reforma!) ajudar uma amiga, retornando ao seu passado de jornalista. Foi como voltar ao buraco negro, onde emoções adomercidas e esqueletos surgiam como se ele estivesse na ficção da vida civil.


Passado alguns dia, eis que ele voltou a seu castelo. Qual foi a sua alegria e surpresa diante de uma invasão inesperada! Doce invasão de recados e sorrisos, por conta de um singelo soneto surrela escrito a minh'amigaLina. Caros invasores, muito obrigado! Assim vocês coloriram as paredes do castelo com beijos surreais, grafismos de relógios derrentendo e posteres de filmes de Buñuel. E sintam-se a vontade a invadirem meu castelo que a ponte elevadiça estará sempre abertas para todos vocês...


* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *


Quanto a vida civil, agradeço a todos os amigos de Lina Meira, pelas mensagens deixadas. E sintam-se a vonta de visitarem meu blog quantas vezes quiserem... Afinal, ele foi feito para vocês...

José Ricardo da Hora Vidal / Xosé Ricardo Gonzalez Sousa

Biblioteca do Bardo Celta (Leituras recomendadas)

  • Revista Iararana
  • Valenciando (antologia)
  • Valença: dos primódios a contemporaneidade (Edgard Oliveira)
  • A Sombra da Guerra (Augusto César Moutinho)
  • Coração na Boca (Rosângela Góes de Queiroz Figueiredo)
  • Pelo Amor... Pela Vida! (Mustafá Rosemberg de Souza)
  • Veredas do Amor (Ângelo Paraíso Martins)
  • Tinharé (Oscar Pinheiro)
  • Da Natureza e Limites do Poder Moderador (Conselheiro Zacarias de Gois e Vasconcelos)
  • Outras Moradas (Antologia)
  • Lunaris (Carlos Ribeiro)
  • Códigos do Silêncio (José Inácio V. de Melo)
  • Decifração de Abismos (José Inácio V. de Melo)
  • Microafetos (Wladimir Cazé)
  • Textorama (Patrick Brock)
  • Cantar de Mio Cid (Anônimo)
  • Fausto (Goëthe)
  • Sofrimentos do Jovem Werther (Goëthe)
  • Bhagavad Gita (Anônimo)
  • Mensagem (Fernando Pessoa)
  • Noite na Taverna/Macário (Álvares de Azevedo)
  • A Casa do Incesto (Anaïs Nin)
  • Delta de Vênus (Anaïs Nin)
  • Uma Espiã na Casa do Amor (Anaïs Nin)
  • Henry & June (Anaïs Nin)
  • Fire (Anaïs Nin)
  • Rubáiyát (Omar Khayyam)
  • 20.000 Léguas Submarinas (Jules Verne)
  • A Volta ao Mundo em 80 Dias (Jules Verne)
  • Manifesto Comunista (Marx & Engels)
  • Assim Falou Zaratustra (Nietzsche)
  • O Anticristo (Nietzsche)