Perfil de um mestre – Professor Brasílio
Ricardo Vidal, 29 anos, escritor. Autor do livro “Estrelas no Lago”. Estuda Letras/Inglês na UNEB-Salvador. Weblog: www.bardocelta.blogspot.com, E-mail: cve_livros@hotmail.com
Neste ano em que se comemoram os 50 anos do livro “Notas Geográficas sobre a Cidade de Valença” e os 55 anos da fundação do primeiro ginásio valenciano, um nome se destaca para o avanço da cultua e da educação em Valença: Professor Brasílio. Seja como escritor, seja como educador, Professor Brasílio é um dos grandes nomes que muito fizeram pela nossa cidade e cuja memória precisa ser preservada.
Brasílio Machado da Silva Filho nasceu em 14 de junho de 1919. Ele foi o primeiro diretor do primeiro ginásio de Valença entre os anos de 1953 e 1965 – Ginásio Estadual de Valença, que funcionou no prédio da Escola Estadual João Leonardo da Silva (ex-CENEVA) e que foi a mãe do atual Complexo Escolar Gentil Paraíso Martins (ex-Ginásio Industrial Ministro Oliveira Brito). Além de diretor, ele também lecionou Geografia Geral e do Brasil. Junto com o professor Brasílio, participaram da primeira turma de professores ginasiais pessoas como professora Marina, professora Maria José Pinto, professor Loureiro Catalar e professor Newton Argemiro Taquary (quem deu para o autor deste artigo muitas informações preciosas. Ficam aqui registrados os sinceros agradecimentos).
Com grande conhecimento em Humanidades (principalmente Geografia), Brasílio Machado escreveu os livros “Notas Geográficas sobre a Cidade de Valença” (ver artigo ‘Cinqüentenário de um Livro Esquecido’) e “Geografia da Bahia (para o curso médio)”, publicada em Salvador em 1964. Este último se destinava principalmente para as estudantes de Magistério, que no primeiro ano, deveriam estudar a disciplina de igual nome. Neste livro, destaca-se uma foto antiga do Rio Una que apareceu nas primeiras páginas como exemplo de meandro de rio.
Professor Brasílio marcou a vida educacional em Valença nas décadas de 50 e 60 do século passado, apesar de não ter nascido aqui na terrinha do Rio Una. Era um homem culto, polido e dotado do típico “humour britânico” (que une a mais refinada ironia com a mais pura fleuma). Conforme lembra Ivanice Muniz Conceição, ex-aluna dele no antigo curso de Magistério, professor Brasílio tinha jeito calmo, sereno e educado de tratar com os alunos. Mesmo quando repreendia um aluno, nunca se alterava e gritava com seus educando; pelo contrário fazia seu sermão de tal forma educada que cativava o aluno.
Intelectual de prestígio, Brasílio Machado foi amigo do professor Francisco da Conceição Menezes (ex-diretor do Ginásio Estadual da Bahia, atual Colégio Central, e membro do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia, IHGB), a quem entregou uma cópia autografada do seu livro “Notas Geográficas sobre a Cidade de Valença”. Este exemplar hoje se encontra na Biblioteca Rui Barbosa, do IHGB.
Além dos livros “Notas Geográficas sobre a Cidade de Valença” e “Geografia da Bahia (para o curso médio)”, Brasílio Machado também escreveu: "Discurso de Paraninfo", feito em Nazaré das Farinhas em 1949; "Problemas Municipalistas", tese apresentada no 01º Congresso dos Municípios Baianos, realizado em Jequié em 1951 e "Aspectos Atuais do ensino Secundário nos Municípios", trabalho apresentados no I Seminário Municipalista Baiano em Salvador entre os dias 21 e 26 de abril de 1952. Consta ainda que Professor Brasílio tivesse escrito mais dois livros – "Notas Geográficas (Comentários de Ordem Geral)" e "Notas sobre o Ensino Secundário". Porém o autor deste artigo não sabe informar se os mesmo vieram a ser publicados ou ficaram no rol de obras inéditas.
Professor Brasílio ainda está vivo, com seus 89 anos, morando em Salvador.
Salvador, 04 de março de 2008
---------------------------------------------------------------------------------------------
Publicado no jornal Valença Agora [http://www.valencaagora.com/x/b/bs.php?bl=1&menu=1111]
Nenhum comentário:
Postar um comentário