Pesquisando na Internet, fiz nos últimos dias duas descobertas que me alegram (desculpem-me o bairrismo, mas minha cidade sempre está no meu coração sempre):
- Que meus patrícios Barão de Uruguaiana e Conselheiro Zacarias são os patronos das cadeiras nº 15 e nº 18 da Academia de Letras da Bahia. Grandes políticos durante o Segundo Império, ambos mostram que, apesar dos anos, suas marcas ainda se mantêm presente na História do Brasil.
- Concomitante a isso, descobri mais um escritor e político da minha cidade natal: Fábio Lopes dos Santos Luz. Escritor, anarquista, abolicionista e médico, ele nasceu em Valença em 1864. Participou da luta pela Abolição da Escravatura e mais tarde se bateu pelo anarquismo (doutrina que se manteve fiel mesmo com a vitória dos Bolcheviques na Rússia, em 1917). Autor de romances com fundo social, foi membro da Academia Carioca de Letras.
Espero que, com estas informações na internet, o povo de Valença possa se orgulhar mais de sua história e se inspire para, este ano, mudar sua trajetória em direção ao progresso e prosperidade, com políticos realmente comprometido com o desenvolvimento. Alguém como meu amigo Marti!
Nenhum comentário:
Postar um comentário